Bojack Horseman | Falando Sério Sobre a Dor

abril 11, 2018



Eu não sou o tipo de pessoa que desiste de uma série ou para no meio de um filme. Por pior que seja, eu continuo assistindo até o final. Se isso é bom ou ruim, eu não sei, só sei que desisti de ver Bojack Horseman três vezes antes de entender a profundidade e o impacto dessa obra.

Eu larguei Bojack Horseman três vezes porque eu não estava no momento certo para assistir a série. As discussões propostas não faziam tanto sentido, eu não me conectava com os personagens, achava o enredo enfadonho.... Hoje, tendo terminado a quarta temporada eu posso dizer com o maior prazer do mundo: Bojack Horseman é uma das minhas séries preferidas!

Em um momento eu abandono a série e em outro estou colocando-a entre as minhas séries prediletas. É estranho né!? O ponto que quero chegar nesse primeiro momento, é: Existe um momento ideal para ter contato com determinadas obras. Eu tentei ver Bojack em um momento em que tudo ia maravilhosamente bem. Não funcionou. Tentei ver Bojack em um momento de muitos questionamentos, incertezas, medos e fui completamente absorvido pela trama, senti cada impacto, participei de cada discussão, me identifiquei.

Basicamente, a série trabalha a vida de Bojack Horseman, um ator que protagonizou uma série na década de 90, e agora vive à sombra daquele sucesso, amargando uma vida depressiva, regada a álcool, drogas e sexo casual etc....

É importante dizer que estamos falando de um desenho, uma animação. Isso me espanta – de maneira positiva -, porque é algo considerado infantil trabalhando temas sérios, temas “adultos”, temas provocativos.

Muitas coisas podem ser ditas sobre Bojack Horseman. É uma série divertida, tem ótimos personagens, um elenco muito bom, referências a cultura pop, enfim, a série como entretenimento puro cumpre muito bem o seu papel. O que me chama atenção mesmo é a forma como a série se desdobra em várias camadas.

Bojack Horseman é um personagem completamente ferrado. Quero dizer, internamente ele é um caos completo. Tem muitos problemas com seu passado, com a relação com seus pais. Muitos de seus dilemas atuais têm relação com esse passado. A forma como Bojack lida com as pessoas é interessantíssimo, porque ele sempre parte do pressuposto de que em algum momento ele vai estragar tudo, o que o faz evitar ter relações profundas com qualquer pessoa. Enfim, Bojack tem essas camadas que dão ao personagem um ar extremamente real.

Ao mesmo tempo que o protagonista, Bojack, vai mostrando suas camadas, a série vai evoluindo seus núcleos, de forma que os personagens coadjuvantes também vão ganhando peso. Com o passar dos episódios e temporadas os coadjuvantes vão se desdobrando e mostrando como também são ferrados. Mostrando que também tem medos, inseguranças e traumas.

Esses elementos “psicológicos” engrandecem demais a série. Cada personagem colabora dando mais profundidade, dando mais peso a trama. Nesse sentido, temos que agradecer muito ao criador e roteirista Raphael Bob-Kaksberg, que desenvolveu personagens complexos, tridimensionais. Personagens com bagagem, história. Personagens com personalidade.

Eu amo demais a forma como a série evolui. É uma das escaladas mais bem-sucedidas que eu já vi! É impressionante como a série consegue trabalhar o humor muito bem, sem ficar preso a esse elemento. Como eu disse acima, a série consegue trabalhar problemas muito adultos, muito sérios. A personagem da Princesa Carolyn (Amy Sedaris), por exemplo, ganha muito peso quando a série passa a trabalhar os seus problemas interiores. Quero dizer, ela é uma mulher que já passou dos 30 e não tem filhos. Ela quer ter filhos, mas já está tendo de lidar com sua parte biológica, então ela amarga esses questionamentos, esse medo de não realizar um sonho. Enfim....

Outro elemento interessantíssimo presente na série, é a crítica a Hollywood. Uma crítica muito séria e importante ao universo das celebridades. Ao universo hollywoodiano. A forma como essa indústria funciona e trata as pessoas, seus mecanismos. Nesse sentido a série se mostra pontual, porque estamos vivendo mais uma revolução em Hollywood com a sucessão de escândalos sexuais que estão vindo à tona.

Eu abandonei a série e depois fui completamente absorvido. Me emocionei diversas vezes, dei ótimas risadas e em muitos momentos fui provocado a refletir. Creio que não falte nada a Bojack Horseman enquanto série, porque ela concretiza muitos mais do que promete, nos dando uma escalada progressiva que vai de uma boa primeira temporada à uma quarta temporada fantástica!

Bojack Horseman é a prova de que existe um momento certo para algumas coisas. Eu assisti na hora certa e me identifiquei demais. Quem sabe não seja a sua hora de assistir Bojack Horseman?

You Might Also Like

0 comentários