Rum: Diário de um Jornalista bêbado | Hunter S. Thompson

fevereiro 12, 2018




Minha tara por títulos não tem data para terminar e Hunter S. Thompson caprichou nesse, não foi?

Paul Kemp, é um jornalista americano que desembarca em San Juan, Porto Rico, buscando fugir da loucura que vivera em seus últimos anos, principalmente quando morou em Nova York. Mal sabia ele, que em San Juan, trabalhando no Daily News, ele definitivamente não encontraria essa paz, pelo contrário.

Paul desembarca em uma San Juan caótica, para trabalhar em um jornal caótico e faz as piores amizades possíveis. Paul, Sala e Yeamon, reuniam-se sempre no Bar do Al, e o fortalecimento dessa amizade, culminou em cenas engraçadíssimas, diálogos brilhantes e muita confusão, muita confusão mesmo.

San Juan era um caos político. Comunismo, os Estados Unidos tentando exercer algum domínio sobre os bastidores, o jornal comandado por Zimburger, um “ex-comunista” que tinha a missão de ser o baluarte americano no país, empresas que tentavam construir um monopólio turístico em San Juan, e de uma forma ou de outra, Kemp conseguiu se meter em todos os tipos de conflito possíveis, desde os políticos, ao turismo, jornal e amor.

Hunter S. Thompson tem uma escrita fluída, e suas descrições são imersivas, sem ser enfadonhas. A leitura é rápida e o livro todo é uma sucessão de cenas em um ritmo desenfreado e prazeroso. Paul Kemp vai narrando suas experiências, desgraças e angustias com bastante humor e sarcasmo, de forma que ao te conquistar, te coloca como um espectador que só deseja fazer as mesmas merdas divertidas com a própria vida.

O livro é regado a Rum do começo ao fim, e a união de Kemp, Sala, Yeamon e sua bela namorada, Chenault, dão o ritmo de toda a história. Kemp fica pouquíssimo tempo sozinho, e você acaba se apaixonando por cada um dos personagens, desde os que tem mais protagonismo, aos que são meros coadjuvantes. Hunter S. Thompson tem um êxito brilhante, ao nos apresentar os personagens de forma tão eficaz, que mesmo as míseras linhas ditas sobre um determinado personagem, são interessantes o suficiente para nos fazer torcer e vibrar com cada nova ação desse bendito ou maldito personagem.

San Juan é uma cidade belíssima, e muito quente, tanto climaticamente falando, quanto culturalmente e politicamente falando. Thompson tem êxito em explicitar para nós cada uma dessas minucias da cidade, de forma que, em diversos momentos, a imagem é tão real que podemos sentir o calor nos fazendo soar, podemos ver o corpo nu de Chenault e podemos dançar no carnaval de São Tomás.

O livro é maravilhoso e a escrita de Hunter Thompson é uma das coisas mais imersivas que vi em toda minha vida de leitor. É um livro que lerei outras vezes, sem dúvida. São personagens que me lembrarei por muito tempo, sem dúvida. É uma obra prima, sem dúvida.

Para finalizar, fica a indicação do filme. Temos Jonny Depp interpretando nosso querido Paul Kemp, e o filme acaba sendo bem legal. Vale a pena assistir, mas leia o livro! Leia o livro!

Rum: Diário de um Jornalista Bêbado.

You Might Also Like

0 comentários