Matadouro 5 | Kurt Vonnegut

abril 04, 2018



O que um homem que esteve na guerra pode falar sobre a guerra? O que um homem que sobreviveu a um dos maiores bombardeios da segunda guerra pode falar sobre a segunda guerra? Kurt Vonnegut esteve na guerra e sobreviveu ao bombardeio de Dresden – bombardeio que matou 135 mil pessoas. O dobro de mortes de Hiroshima −, graças a um matadouro subterrâneo que se manteve íntegro durante as explosões. Kurt com certeza tinha um milhão de coisas para falar sobre a guerra, e em Matadouro 5, o livro mais importante escrito pelo autor, nós encontramos alguns de seus pensamentos e experiências diante do horror da guerra. Coisas da vida.

Matadouro 5 é considerado por todos como uma das obras mais importantes e relevantes do século XX. O livro foi publicado originalmente em 1969 e até esse período o mundo já tinha experimentado uma porção brutal de desgraças. Genocídios, holocaustos, bombardeios cruéis. Tentativas de autodestruição. Coisas da vida. Nesse sentido, Matadouro 5 nos mostra um pouco dos “bastidores” da guerra. Nos conta um pouco da história daqueles milhares e milhares que morreram e foram esquecidos. Coisas da vida.

Apesar de tudo isso, o livro não é uma narrativa sobre a Guerra e toda a sua ação. Billy Pilgrim vai ao passado e ao futuro, mas o livro também não é uma narrativa de viagens no tempo, e também não é sobre os seres Tralfamadorianos que abduziram Billy. O livro tem um pouco de tudo isso. A narrativa na verdade é sobre as pessoas em tempos de armas, em tempos de guerra. As mutações que as pessoas sofrem e enfrentam, a forma como a moralidade, as deficiências e até a estupidez são compreendidos e principalmente sobre os restos que sobram das pessoas após a guerra. Coisas da vida.

É uma narrativa interessante e bem diferente. Não há apenas uma linha temporal, muitos personagens são apresentados e há um humor ácido e bem sutil, principalmente no próprio Billy Pilgrim que é o protagonista do livro e que, por não ser muito firme, acaba sendo também a grande vítima durante a narrativa. Sua vida acontece meio que na base dos empurrões. Seu casamento, sua vida como soldado, sua carreira. Tudo vai acontecendo e ele vai sendo levado. Há um humor bastante triste no personagem e na guerra descrita por Kurt Vonnegut, a partir dessa perspectiva bem particular.

Matadouro 5 é um livro que influência toda uma geração de escritores, com seu humor sutil e ácido, com sua narrativa provocativa e certeira. Um livro cheio de personagens repulsivos, mortes que jamais serão lembradas e experiências de vida e morte durante a guerra. O protagonista do livro é Billy Pilgrim, mas a Guerra sua ingrata coadjuvante, se mostra o tempo todo como uma opressora máquina de morte.

" - Sabe.... nós tivemos de imaginar a guerra aqui. e imaginávamos que ela estava sendo travada por homens mais velhos, como nós. Tínhamos nos esquecido que as guerras são travadas por bebês. Quando vi aqueles rostos imberbes, foi um choque. "Meu Deus, meu Deus", disse a mim mesmo. "É a Cruzada das Crianças"."

You Might Also Like

0 comentários