Dunkirk - Crítica

julho 29, 2017

          



Dunkirk

O Filme retrata o drama vivido por soldados Ingleses e Franceses que ficaram ilhados em Dunkirk, nos anos 40, sofrendo ataques aéreos constantes do exército alemão. Com a beleza das filmagens e uma narrativa não linear, muito bem feita por Nolan, acredito que esse filme retrate muito bem o drama individual, que muitas vezes não pode ser percebido em filmes de guerra que são abrangentes demais.
         
O Elenco é recheado de grandes atores, e o brilhantismo está no fato de que nenhum deles sobressalta a própria história, pelo contrário, suas atuações se mostram dignas dos grandes atores, justamente ao notar o tamanho da trama e em seus esforços para mostrarem o horror da guerra e não seus desejos vaidosos por mostrarem seu grande talento como atores. Isto, eles fizeram de forma natural, sem exageros.

A limitação estabelecida por Nolan no filme, quero dizer, o roteiro restrito àqueles soldados, àquela ilha, permite que o drama vivido de forma específica, por àqueles homens e soldados, que não só temiam a morte, mas temiam também a supremacia alemã na guerra, fosse demonstrado com primor.

O Drama vivido por eles, quando se questionam a respeito da reação das pessoas aos verem chegando derrotados, mas vivos e com a Alemanha em seus calcanhares, é demonstrado de forma emocionante. A resposta a essa questão é o ponto de maior comoção no filme.
    

Quando o assunto é Guerra, principalmente no caso da Segunda Guerra Mundial, precisa-se sobretudo, SENTIR, pois toda a Guerra parte de uma ideia, de um discurso, de um apelo, de uma mudança. Penso eu que pequenas decisões são tomadas diariamente, assim como grandes decisões, pequenas e grandes mudanças ocorrem o tempo todo e, se por ventura, não nos atentarmos a tudo o que está a nossa volta, pequenos massacres continuarão e tornarão a acontecer debaixo dos nossos olhos, talvez não nas mesmas proporções, mas contra pequenos povos, pequenos grupos, classes e pessoas, gerando dor, lágrimas, destruição e morte.

Por fim, devo convida-los a assistir o filme enquanto este ainda permanece em cartaz. Por todos os efeitos sonoros que são incríveis, mas principalmente,  para, por um momento, sentirem o drama vivido de forma individual, pela morte, pelo domínio e perda de sua própria casa, quando tudo ao seu redor aponta para a sua derrota, para o seu fim. Assista Dunkirk e sinta novamente a dor da guerra.


Dunkirk: 10


You Might Also Like

0 comentários