Assombro | Chuck Palahniuk

abril 23, 2018


Eu comprei Assombro, por causa do conto “Tripas”. Já havia lido o texto algumas vezes e sempre me diverti muito com as histórias que cercam esse conto. Existem relatos de pessoas que vomitaram durante a leitura, outras que desmaiaram e outras pessoas que levantaram e abandonaram a sessão de leitura com o autor. E sim, o conto tem esse poder.

Tripas é um conto nojento, mas escrito com uma mão talentosíssima e o estilo característico de Chuck Palahniuk. Eu já tinha lido o conto várias vezes, mas então, por que comprar o livro, se esse era o único conto que me interessava?

A respostá é: Chuck Palahniuk é um dos meus escritores preferidos e “Assombro” é um livro em que ele apresenta uma proposta diferente. Em Clube da Luta, Sobrevivente, No Sufoco, Climax, Condenada, Maldita.... Enfim, em seus romances anteriores, ele apresentava uma história e a desenvolvia. “Assombro” tem uma estrutura diferente de seus demais romances.

Usando o subtítulo presente na capa do livro, “Assombro” é um Romance de histórias.

Um anúncio no jornal diz:

“Retiro de Escritores – Abandone sua vida durante três meses.

Simplesmente suma. Deixe para trás tudo que impede você de criar sua obra-prima. Seu empreso, sua família e seu lar, todas as obrigações e distrações, deixe tudo em espera por três meses. Viva com gente que pensa como você, num ambiente que dá apoio à imersão total em seu trabalho. Comida e abrigo de graça para aqueles que se qualificarem. Aposte uma fração mínima da sua vida na chance de criar um novo futuro como poeta, romancista ou roteirista profissional. Antes que seja tarde demais, viva a vida que sempre sonhou.

Vagas extremamente limitadas. ”


18 pessoas respondem ao chamado. 18 pessoas completamente diferentes abandonam tudo e seguem para esse retiro. O problema é que as coisas não acontecem como o esperado, e a partir disso o livro se desenrola de forma sombria e brutal.

O ponto estrutural que difere esse livro dos outros, é que cada uma das 18 pessoas, em algum momento da história, tem a sua chance de contar uma história. Então o livro se desenvolve com – Capítulo geral – Poema do fulano – Conto do fulano – Capítulo Geral – Poema do Sicrano – Conto do Sicrano – Capítulo Geral.

É uma proposta muito interessante e Chuck aproveita muito bem disso para contar várias histórias diferentes, algumas claramente não renderiam livros, então qual a melhor forma de leva-las ao público?

Particularmente, esse foi o livro do autor que eu menos gostei. Acho a estrutura muito interessante, gosto dos capítulos gerais, mas são poucos os contos que realmente me atraem. O começo do livro é bem interessante, causa um estranhamento, mas é positivo, o final do livro também é interessante e tem um ritmo muito bom, mas o meio do livro é um pouco enfadonho. São 505 páginas, então não é uma leitura tão dinâmica.

Não se pode negar que é um livro de Chuck Palahniuk, pelo estilo da escrita, pelos temas abordados, pelo humor, mas eu senti falta do ritmo que sempre é presente nas obras do autor. Eu sou apaixonado pelo conto “Tripas”, e indico demais a leitura desse conto, entretanto, saiba que não é o melhor livro do autor, nem de longe.

Assombro é um livro que tem muito de Chuck Palahniuk, mas que talvez falte o principal de Chuck Palahniuk.

Um trechinho de "Tripas" para instiga-los a conhecer o trabalho do autor:

" Um amigo meu aos 13 anos ouviu falar sobre “fio-terra”. Isso é quando alguém enfia um consolo na bunda. Estimule a próstata o suficiente, e os rumores dizem que você pode ter orgasmos explosivos sem usar as mãos. Nessa idade, esse amigo é um pequeno maníaco sexual. Ele está sempre buscando uma melhor forma de gozar. Ele sai para comprar uma cenoura e lubrificante. Para conduzir uma pesquisa particular. Ele então imagina como seria a cena no caixa do supermercado, a solitária cenoura e o lubrificante percorrendo pela esteira o caminho até o atendente no caixa. Todos os clientes esperando na fila, observando. Todos vendo a grande noite que ele preparou.

Então, esse amigo compra leite, ovos, açúcar e uma cenoura, todos os ingredientes para um bolo de cenoura. E vaselina.

Como se ele fosse para casa enfiar um bolo de cenoura no rabo. "

Se você tiver estomago para continuar, é só procurar "Tripas - Chuck Palahniuk" no google. E compre o livro, óbvio ;)


You Might Also Like

0 comentários